Droga ainda será pesada, mas deve chegar ou se aproximar a dez toneladas
Policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam entre a noite desta quinta-feira (28/8), e a madrugada de hoje (29/8), na região de Amambai, uma carreta Volvo carregada com milho e que transportava cerca de dez toneladas de maconha. O motorista, de 52 anos, foi preso na ação.
Segundo a polícia, a quantidade de carga lícita é pequena, o que evidenciava a camuflagem do carregamento da droga que, ainda será pesada oficialmente, mas já se trata de uma das maiores apreensões registradas neste ano em Mato Grosso do Sul.
Com esse volume, o Departamento de Operações de Fronteira deve ultrapassar, já nos próximos meses, todo o total apreendido no ano passado, reforçando o impacto das ações realizadas na fronteira.
A ação também chamou a atenção de procuradores da Bahia e do Rio de Janeiro, que estiveram em Dourados para conhecer de perto o trabalho das forças de segurança. Eles destacaram a dimensão da apreensão e a forma como a droga interceptada no estado acaba abastecendo outras unidades da federação como os Nordeste e Sudeste.
Apesar de existir produção local em regiões no Nordeste, grande parte do entorpecente que circula pelo país tem origem na fronteira sul-mato-grossense, considerada uma das principais portas de entrada do tráfico.
*Com Antonio Coca