A polícia holandesa investiga quem é o dono da carga milionária de cocaína apreendida no Porto de Rotterdan
Mais de quatro toneladas de cocaína escondidas em sacos de soja, que teriam como destino Portugal, foram descobertas no porto de Rotterdam pela alfândega holandesa, tornando-se a maior apreensão do ano, a apreensão segundo informações policiais aconteceu neste domingo (31).
A droga, com um valor estimado de 313 milhões de euros, foi descoberta durante a noite de sábado para domingo a bordo de um contêiner que saiu do Paraguai com destino a uma empresa em Portugal.
Segundo a agência de notícias ANP, essa é a maior apreensão da droga em 2021, sendo que na semana passada foram feitas apreensões quase que diariamente no maior porto da Europa, que se tornou uma das principais portas de entrada de drogas, principalmente cocaína, no continente Europeu.
Em setembro, a polícia apreendeu, Porto de Rotterdam, uma quantidade semelhante de cocaína, avaliada em 301 milhões de euros.
Segundo informações da agência de notícias, a Holanda e a Bélgica tornaram-se nos principais centros de tráfico de cocaína para a Europa, superando a Espanha, de acordo com um relatório da agência policial europeia Europol, publicado em setembro.
A crescente utilização do transporte de mercadorias em contentores, capitalizando as grandes capacidades dos terminais portuários de Antuérpia, Roterdão e Hamburgo “consolidaram o papel da Holanda como zona de trânsito”, sobretudo de cocaína, específica o relatório.
Em 2020, as apreensões de cocaína em Antuérpia totalizaram 65,6 toneladas, de acordo com a Europol, e, em fevereiro de 2021, a Alemanha e a Bélgica fizeram uma apreensão recorde de 23 toneladas de droga escondidas em contentores marítimos.
Depois da canábis, a cocaína é a segunda droga mais usada na Europa Ocidental e Central, com as estimativas mais recentes a apontarem para 4,4 milhões de consumidores, em 2020, conclui o relatório.