Durante continuidade às investigações da operação El Patrón, deflagrada no último dia 03 de dezembro, a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron), apreendeu mais duas carretas e um automóvel adquiridos com valores do tráfico de drogas, bens avaliados em mais de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais).
Uma das carretas foi apreendida no Estado do Paraná, e a outra em Amambai. Já o veículo Hyundai HB20 estava em Maracaju Maracaju.
Segundo informações policiais, com os documentos colhidos durante as buscas, foi possível identificar vários imóveis e automóveis que se encontram registrados em nome de “laranjas”, sendo certo que, assim, será ultrapassado, em muito, os R$ 15.000.000,00 (quinze milhões de reais) em patrimônio já bloqueado.
A operação
No dia 3 de dezembro a Defron desencadeou a operação om o apoio da Delegacia de Ponta Porã, de Anaurilândia, Maracaju, Deleagro, Rio Brilhante, SIG de Nova Andradina e do DOF desencadeia a “OPERAÇÃO EL PATRÓN” (O Patrão), cumprindo 07 mandados de Prisão Preventiva e 09 de Busca e Apreensão em Maracaju, ademais do bloqueio/sequestro de cerca de 15 milhões de reais em bens pertencentes aos integrantes de organização criminosa voltada ao tráfico de drogas.
No dia 26 de agosto de 2020 o DOF realizou, até então, a maior apreensão de maconha efetivada no país, porquanto um caminhão que transportava 33 toneladas dessa substância foi interceptado em uma estrada vicinal que permeia o município de Maracaju.
Na ocasião foram presos em flagrante apenas dois indivíduos que atuavam como “batedores” (vigias) da carga ilícita.
Dias depois, o motorista da carreta que transportava as 33 toneladas de maconha foi preso pela DEFRON no Estado de Mato Grosso, especificamente na cidade de Nova Mutum, local para onde empreendeu fuga.
Diante desse quadro, há cerca de oito meses a DEFRON passou a realizar contínuas diligências visando identificar o proprietário da milionária carga de droga, bem como apontar todos os demais envolvidos na complexa trama e a logística por eles adotada.