A Justiça condenou a penas somadas de 121 anos, 6 meses e 3 dias de reclusão os cinco envolvidos no assassinato do ex-presidiário Anderson Barbosa Martins, de 43 anos, o “Tana”, ocorrido em 31 de novembro de 2022 no Jardim Rasselen, em Dourados. A sentença é por homicídio qualificado cometido no contexto do chamado “tribunal do crime”.
Os condenados são integrantes do PCC (Primeiro Comando da Capital) e Anderson seria membro da facção rival, o Comando Vermelho. “Tana” era acusado de participação na execução de um importante líder do PCC em Dourados, Edson de Souza Alencar, o “Edinho Cadeirante”.
O crime anterior ocorreu na madrugada de 10 de julho de 2022 em frente a um bar, na Avenida Hayel Bon Faker, e até hoje não foi esclarecido pela polícia. Ele foi morto com 28 tiros de pistola 9 milímetros por dois atiradores de moto.
De acordo com a denúncia do Ministério Público, o assassinato de Anderson Barbosa Martins foi determinado por preso do Estabelecimento Penal “Jair Ferreira de Carvalho”, a Máxima de Campo Grande, identificado como “Rian”, um dos líderes estaduais do PCC.
Além de morar na mesma região onde Edinho residia, Anderson frequentava o mesmo bar onde o líder do PCC foi executado. Dias da morte de Edson, ele chegou a postar foto em rede social em frente ao bar, frequentado diariamente por Edinho Cadeirante.
A 14ª Promotoria de Justiça de Dourados, responsável afirmou que o crime foi minuciosamente planejado, com divisão de funções entre os envolvidos, que atuaram desde o monitoramento da vítima até a obtenção, transporte e ocultação das armas, além da execução dos disparos.
Identificados como responsáveis pela logística da ação criminosa e pela ocultação dos dois revólveres usados no assassinato de “Tana”, dois réus foram condenados a 27 anos, 5 meses e 3 dias e a 26 anos, 11 meses e 15 dias de reclusão. Os outros três réus, entre eles os executores diretos e a responsável pelo planejamento intelectual do assassinato, foram condenados a 22 anos, 4 meses e 15 dias de prisão, cada um. Os nomes não foram divulgados.