Com o avanço das investigações do SIG (Setor de Investigações Gerais) neste sábado (15/11), sobre a morte do padre Alexssandro da Silva Lima, de 43 anos, cinco pessoas acabaram detidas, sendo dois maiores de idade e os outros três, adolescentes, de 17.
O primeiro a ser preso, horas após o corpo do líder religioso ser encontrado em uma área de mata no Distrito Industrail de Dourados, foi Leanderson de Oliveira Junior, de 18 anos. Com ele, os agentes apreenderam um menor, de 17, apontados como os autores diretos do latrocínio (roubo seguido de morte).
A reportagem relembra que Alexssandro, que atualmente era pároco da igreja Nossa Senhora Aparecida, em Douradina, estava desaparecido desde a noite de sexta-feira (14/11), sendo localizado ontem, com vários ferimentos feitos por marretas, uma facada na cabeça e pescoço, e ainda enrolado num tapete.
De acordo com o delegado chefe do Setor de Investigações Gerais, Lucas Albé Veppo, depois de assassinarem o padre, Leanderson e o adolescente fugiram levando o carro dele, um Jeep Renegade preto ano 2023/2024, joias e dinheiro.
O celular do padre foi encontrado jogado em uma área de mata, perto do Jardim Canaã I, mesmo bairro em que os policiais localizaram o veículo com o rapaz de 18 anos. O adolescente foi detido em casa, no Jardim Santa Maria.
O que cada envolvido fez
Lucas detalhou que Leanderson confessou o crime, enquanto o adolescente disse que ajudou a ocultar o corpo. Os dois foram levados para a sede do SIG, juntamente com o carro, a faca e a marreta usadas no crime, já que estavam no porta-malas.
No momento do crime, que ocorreu na casa que o padre tinha no Jardim Vival dos Ipês, em Dourados, Leanderson e o menor chamaram mais três pessoas: um rapaz de 18 anos, identificado como João Vitor, e as duas adolescentes, também de 17, para limparem o local. Além disso, as garotas ainda futaram alguns pertences do imóvel. Todos foram para a sede do SIG.
Padre já havia sido vítima de assalto em 2018
Em 2018, o padre já havia sido vítima de assalto enquanto era responsável da paróquia Santo André, em Dourados. Segundo informações do boletim de ocorrência na época dos fatos, ao chegar em casa, na Rua Adroaldo Pizzini, no mesmo bairro da igreja, por volta das 22h, um ladrão o esperava armado do lado de dentro do imóvel.
O religioso foi rendido e obrigado a entrar no quarto. Lá, sofreu várias agressões, principalmente coronhadas na cabeça. Em seguida, o criminoso fugiu levando dele relógio, aparelho de telefone celular e um VW Gol prata, placas OOG-4652. O padre precisou de atendimento médico e foi levado ao Hospital Evangélico.
Velório
A Diocese de Dourados divulgou, ainda ontem, a programação do velório do padre Alexssandro da Silva Lima. O corpo chegou por volta de 0h30 na paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Douradina, onde atualmente era o pároco. Às 8h deste domingo (16/11), o bispo Dom Henrique presidiu a primeira missa.
Agora, por volta de 10h, o cortejo fúnebre segue para a Paróquia Santa Terezinha, em Dourados, com chegada prevista para as 11h. No período da tarde, às 14h, Dom Henrique conduzirá a Missa Exequial.
A partir das 15h, acontecem as últimas homenagens, seguidas da preparação para o cortejo final em direção ao Cemitério Santo Antônio, na Avenida Coronel Ponciano, onde o padre será sepultado.