Dourados foi considerada a cidade mais segura nas avaliações da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul. No ranqueamento, a cidade continua figurando em primeiro lugar com 10 índices positivos a apenas um negativo conforme comparação dos dados de janeiro de 2021 e janeiro de 2022.
Esses números ocorrem graças à integração e ações conjuntas das forças policiais, do Poder Judiciário e da Guarda Municipal de Dourados, que apresentou às delegacias de polícias, 988 boletins de ocorrências.
A GMD tem atuado de maneira preventiva, utilizando técnicas de policiamento comunitário e policiamento de aproximação com a população. A instituição tem intensificado as rondas preventivas nos patrimônios públicos, bairros, praças, parques e logradouros públicos.
Em 2021, a GMD levou para a prisão 1.347 pessoas pelos mais diversos crimes. Foram 317 autores de crimes contra o patrimônio, como furtos, roubos e receptação presos, 202 foragidos da Justiça capturados, 108 condutores embriagados levados às delegacias de polícias e 72 usuários de drogas flagrados com entorpecentes.
O trabalho em conjunto com a Delegacia da Mulher para proteção às vítimas de violência doméstica garantiram atendimento de 249 mulheres e levou à prisão 100 agressores.
No combate aos furtos, a GMD recuperou 58 veículos, 47 aparelhos celulares e 37 bicicletas, podendo os bens serem restituído às vítimas. Nas ações também foram apreendidos 620 quilos de drogas dos mais variados tipos, 14 armas de fogo e 60 munições de diversos calibres.
Mesmo com tantas ações na área da segurança pública, esses números representam apenas 16% dos atendimentos da Guarda, pois 84%, ou seja, 6.180 Boletins de Atendimentos, refletiram em ações preventivas e apoios prestados à sociedade organizada e à população.
São entregas de cobertores a moradores de ruas, encaminhamentos de pessoas necessitadas à Casa da Acolhida e distribuição de cestas básicas e marmitas no apoio às entidades de caridade.
Gregorio Ferreira
Parabens a todos os orgaos de segurança pública