Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira-DEFRON, realiza a primeira apreensão no Estado do MS da droga sintética conhecida como Maconha 4K.
Uma grande quantidade de K4, droga de alto poder alucinógeno, foi apreendido pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron), na manhã desta quarta-feira (19) na Vila Industrial em Dourados. A droga seria enviada para Penitenciária Estadual de Dourados (PED).
Durante a ação, foi presa Izailda Camilo de Carvalho, 52 anos, convivente com um condenado que cumpre pena na PED, momento em que ela recebia dos Correios a entrega, quando a Defron, deflagrou a atuação, efetuando a prisão em flagrante. Ao abrir o pacote, foram identificados mais de 500 pontos da droga sintética conhecida como maconha 4K.
O delegado da Defron, Rodolfo Daltro, acredita que possivelmente é a primeira vez que acontece apreensão dessa qualidade de entorpecente no estado, que chega a ser cem vezes mais potente. “Aqui na região sul é a primeira vez que pegamos essa maconha 4k, uma droga sintética, criada em laboratório principalmente para abastecer o sistema penitenciário”, disse Daltro.
Segundo o delegado, em comparação com a maconha comum se contabilizada, seria uma apreensão de mais de uma tonelada do entorpecente.
A maconha sintética foi criada em laboratório, na forma líquida, sendo criada para simular os efeitos do entorpecente natural. A 4K, que já é a droga mais apreendida nos presídios do Estado de São Paulo, provoca intensa dependência química, deixando o usuário num estado conhecido como “zumbi”.
A mulher foi autuada em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico, sendo decretada a prisão preventiva, em razão de Izailda ser reincidente na prática de envio de drogas ilícitas para dentro do sistema prisional.