Na manhã desta segunda-feira (7), no distrito Nova Itamarati, em Ponta Porã, os policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) interceptaram sete veículos carregados com mais de 2,6 toneladas de maconha e quase 10 mil pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai.
O comboio, ao perceber a presença dos militares, adentrou em uma estrada de chão próximo ao distrito. Na ação, os agentes localizaram em uma área de plantação de cana-de-açúcar, um veículo Polo e um Voyage carregados com cigarros contrabandeados, além de um Onix e um Prisma com maconha. Em um segundo ponto, foram encontrados um Cobalt, um Renault Fluence e um Classic.
Buscas foram feitas na região, mas nenhum suspeito localizado. Ao todo, foram apreendidos 2.624 quilos de maconha e 9.500 pacotes de cigarros. Em checagem aos agregados dos automóveis, foi constatado que o Onix havia sido furtado em março deste ano, na cidade de Coxim. Já o Prisma estava com placas adulteradas.
De acordo com a direção do DOF, o crime organizado tem compartilhado sua logística no intuito de ludibriar a fiscalização e se unido no transporte de drogas e cigarros na região de fronteira.
Os materiais apreendidos, avaliados em aproximadamente R$ 6,1 milhões, foram encaminhados à Defron (Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira), em Dourados.