Policiais da Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira) apreenderam 2.600 quilos de maconha nesta terça-feira (21) em Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai.
Robson Rodrigues da Costa, 35, que seria o dono da droga, e o empregado dele, Paulo Roberto Almeida, 36, foram presos em flagrante e trazidos com a carga para a sede da Defron em Dourados.
Na oficina de conserto de caminhões, margem da BR-463, saída de Ponta Porã para Dourados, os policiais encontraram pelo menos mil quilos da droga e prenderam Paulo Almeida. Ele tentou fugir, mas foi contido. Na casa localizada no mesmo terreno foi localizado o restante da droga.
Robson da Costa foi preso em sua casa, no bairro Altos da Glória, também em Ponta Porã. Ele foi detido quando chegava ao imóvel conduzindo um Mitsubishi Lancer com placa de Campo Grande. Também foi apreendido um Toyota Corolla branco com placa Angélica (MS), os dois comprados com dinheiro do tráfico.
Segundo a Defron, as diligências apontaram que muitos dos caminhões que permaneciam na oficina mecânica, supostamente aguardando reparos, estavam no local para serem carregados com droga, cuja maioria tinha como destino o Sul e o Sudeste do país.
A polícia também identificou rápido aumento do poder aquisitivo do proprietário da oficina, que neste ano vivenciou “exponencial aumento patrimonial”.
Os presos foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Com mais essa apreensão, a Defron chegou a 96 toneladas de drogas apreendidas em 2021.