Na manhã desta quarta-feira (3), durante bloqueio e fiscalização conjunta das equipes da Base Operacional de Aquidabã e da equipe TOR (Tático Ostensivo Rodoviário) da Polícia Militar Rodoviária na MS-164, foram abordados dois veículos que seguiam no sentido Ponta Porã– distrito de Nova Itamarati.
Durante a vistoria, os policiais localizaram 2.500 pacotes de cigarros de origem estrangeira, distribuídos no banco dianteiro, no compartimento onde deveriam estar os bancos traseiros e no porta-malas. Ambos os veículos estavam sem bancos traseiros, indicando modificação para aumentar a capacidade de transporte ilícito. Os ocupantes relataram que pegaram a carga em Pedro Juan Caballero, no Paraguai, para levar até Campo Grande mediante pagamento pelo frete.
Durante a checagem, os policiais constataram que o Fiat Palio possuía três restrições judiciais no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, enquanto o Renault Logan apresentava uma restrição judicial de circulação.
Os veículos, os envolvidos e os cigarros apreendidos foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Ponta Porã. O prejuízo total ao crime foi estimado em R$ 148,8 mil.