José Pereira Barreto se entregou à Polícia Federal em Dourados e vai ficar preso pelo menos por 30 dias
O empresário José Pereira Barreto, 40, o “Zé do Ônibus”, dono da empresa Euro Tur, está preso na delegacia da Polícia Federal em Dourados. Acusado de enviar cocaína para São Paulo no fundo falso de veículos que levavam fiéis ao Santuário de Aparecida, Barreto foi um dos alvos da Operação Viagem Santa, deflagrada no dia 21 de janeiro deste ano pela Polícia Federal.
Com objetivo de desmantelar o esquema de remessa de cocaína em ônibus de turismo religioso, a operação prendeu nove pessoas naquele dia e cumpriu mandados de busca e apreensão no ponto de embarque da Euro Tur na Rua Onofre Pereira de Matos, no centro de Dourados, e na garagem da empresa, na Rua Araguaia.
Barreto estaria viajando naquele dia e conseguiu escapar do cerco policial. Quase 50 dias depois, ele se apresentou à PF para cumprimento do mandado de prisão temporária válido por 30 dias.
A Operação – A Operação Viagem Santa, que além de Dourados cumpriu mandados em Deodápolis, foi desfecho de longa investigação iniciada ainda em 2018. Segundo a polícia, ônibus de turismo religioso saíram de Mato Grosso do Sul levando cargas milionárias de cocaína para São Paulo.
Para despistar a polícia, os veículos viajavam lotados de católicos devotos de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Os fiéis viajavam com todas as despesas pagas pela quadrilha. A alegação era de que se tratava da boa ação de “pagador de promessas”. Os fiéis eram recrutados nos bairros de Dourados.