Dono de ferro-velho, identificado como Ezequiel, de 34 anos de idade, foi preso nesta quinta-feira (16) em Naviraí, durante a Operação Tubalcaim, deflagrada pela Polícia Civil. Ele e outro morador da cidade, identificado como Daniel, de 47 anos, que trabalha com compra e venda de materiais recicláveis, foram autuados em flagrante por receptação de fios de cobre furtados do sistema de telefonia.
Segundo a polícia, a operação foi desencadeada para desmantelar o esquema de receptação de produtos furtados após aumento dos furtos de cabos telefônicos e fios de cobre de residências e obras em andamento.
No ferro-velho de Ezequiel, na Avenida Caarapó, foram apreendidos 21,7 quilos de fios de cobre usados na telefonia. Já na casa de Daniel, na Rua Trevo, foram encontrados mais 2,6 quilos de cobre e 6 metros de cabo telefônico. O crime de receptação qualificada prevê pena de três a oito anos de reclusão. Segundo a Polícia Civil, o nome da operação faz referência a “Tubalcaim”, citado nas escrituras como primeiro ferreiro da história da humanidade.