Luis Estigarribia Alderete, 25, considerado “testa de ferro” de narcotraficantes poderosos do Paraguai, foi preso na tarde desta terça-feira (3) na fronteira com Mato Grosso do Sul.
Acusado de fazer parte do Clã Insfran, Alderete foi preso por agentes da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) em Yasy Cañy, povoado localizado a 80 km de Paranhos (MS), no departamento de Canyndeyú.
Segundo a agência paraguaia, Luis Alderete foi localizado pelo serviço de inteligência. Engenheiro civil, ele atua como administrador de projetos imobiliários da organização criminosa e também atuava como pastor no “Centro de Convenções Avivamiento”.
A igreja é liderada pelo pastor José Insfran, que teve a prisão decretada no âmbito da “Operação A Ultranza”, em fevereiro do ano passado. A operação é considerada a maior investida de todos os tempos contra o crime organizado no país vizinho.
O líder religioso é considerado foragido. A organização é apontada como responsável pelo envio de grandes carregamentos de cocaína em navios para a Europa.
Luis Estigarribia Alderete foi preso no bairro San Miguel, quando circulava de moto. Ele estava sendo procurado desde 22 de fevereiro de 2022, quando teve a prisão decretada junto com os demais integrantes da organização.
Crédito: Campo Grande News