Ex-política que já foi vereadora e candidata à prefeita de Dourados, a filha e outras três pessoas foram parar na delegacia após vizinho denunciar festa
A ex-deputada estadual Francisca Felisbela de Barros, 64, a Bela Barros, foi detida e parou na delegacia da Polícia Civil na madrugada de ontem (29) em Dourados.
Bela Barros, que também foi vereadora e candidata à prefeita de Dourados em 2004, a filha dela e outras três pessoas andaram de camburão acusadas de ameaça, resistência, perturbação do trabalho ou do sossego alheio e lesão corporal contra policiais militares.
A confusão ocorreu por causa do barulho provocado pela festa de aniversário da filha de Bela, Mariana Lima Barros, 32. Além delas, foram detidos André Ricardo Barros Pagani, 44, Fernando Lamers, 66, e Marcelo Comasseto Almeida, 37.
De acordo com a ocorrência policial, a PM foi acionada para se deslocar até a Rua Hilda Bergo Duarte, na Vila Planalto, onde Bela Barros mora, para averiguar denúncia de perturbação do trabalho ou sossego alheio.
No local os policiais foram recebidos por Bela e Mariana, que se apresentaram como responsáveis pelo imóvel. Os policiais observaram que havia várias pessoas no local e até uma banda tocando músicas ao vivo. Como os convidados não estavam obedecendo as medidas de biossegurança, as moradoras foram orientadas sobre o descumprimento de decreto municipal contra a pandemia de covid-19.
Os convidados passaram a questionar a presença da PM no local e com ironia e arrogância alegavam que não iriam encerrar o evento e como estavam em sua residência tinham todos os direitos.
Diante da negativa, os policiais determinaram às responsáveis pelo imóvel que os acompanhassem até a delegacia, momento em que uma das convidadas, identificada no boletim de ocorrência como Nayara Barros, alegou ser advogada e disse que iriam apenas encerrar o som e que os convidados continuariam no local.
Nesse momento, Mariana teria dito que ninguém acabaria com a festa dela, pois gastou R$ 15 mil na realização do evento e que ninguém a levaria até a delegacia. Bela Barros teria feito a mesma afirmação.
No camburão
Diante das alegações de mãe e filha, Bela Barros foi detida e conduzida por desobediência e perturbação do sossego alheio até a viatura, onde ela foi colocada no banco traseiro, “sendo necessário o uso da força moderada tendo em vista a resistência oferecido por ela”.
Ainda segundo a ocorrência policial, nesse momento os convidados se revoltaram e investiram contra a viatura, passando a empurrar os policiais e desferindo socos, pontapés, desacatando e até ameaçando. Eles ainda tentaram resgatar Bela Barros que estava no banco traseiro da viatura.
Conforme o registro policial, entre o grupo tentava resgatar Bela Barros estavam Mariana, Marcelo, André e Fernando. Os policiais relataram que ainda ouviram Marcelo ameaçando a equipe, dizendo “vou dar um pau em vocês, seus policias de bosta”.
Mariana teria arranhado o pescoço e a mão esquerda do policial militar Vanilton Rodrigues do Prado. Ela caiu quando tentava retirar a mãe da viatura e sofreu lesões.
Durante a confusão, o grupo conseguiu retirar Bela Barros da viatura e a levou para o outro lado da rua, onde ela se escondeu atrás de alguns veículos estacionados, mas os policiais a localizaram e a colocaram de volta na viatura.
Reforço policial
Foi preciso acionar reforço do tático e da rádio patrulha para conter os ânimos. Só após a chegada do apoio foi possível controlar a situação e levar os detidos para a delegacia. Ao ser colocado na viatura, André Pagani teria resistido e passou a chutar a grade.
Segundo o boletim de ocorrência, Fernando e André ameaçaram os policiais, afirmando que conheciam pessoas influentes na sociedade douradense (empresários e políticos) e que entrariam em contato com eles para “dar um jeito de f... com a vida” dos PMs.
Vizinho ameaçado
Ainda durante a confusão, o grupo foi até o portão do vizinho que denunciou a festa e o ofendeu, gritando que ele é fdp, vagabundo e infeliz que vive acabando com a festa dos outros.
Na delegacia, a advogada Nayara Barros disse aos policiais que estava de posse de vários vídeos em seu aparelho celular sobre o fato e que usaria as imagens para processar os policiais.
O PM Vanilton manifestou desejo de representar criminalmente contra Mariana Barros por lesão corporal e contra Marcelo Comasseto Almeida por ameaça.
O vizinho, que é tenente da Polícia Militar, também declarou intenção de representar contra os autores por se sentir ameaçado. Ele disse que o grupo de pelo menos 50 pessoas se dirigiu até sua residência, bateu nas grades do portão, proferiu palavras de baixo calão, atirou pedras e tentou invadir o imóvel.
Levy Fonseca Neto
Saudade da Bela , da Cintia de você todos.
Levy Fonseca
Marisa
Duvido que fariam a mesma coisa com a bandidagem. Trataram essa família de bem,como se fossem bandidos. Abuso de autoridade, agressões á mulheres. As imagens, da covardia desses monstros ,dão nojo!! Polícia marginal. Lamentável !!! Essa escória esconde-se atrás de fardas!
Francisco Rodrigues Farias
Eu conheço a " peça" já trabalhei com o ex dela quando foi dep. No quadriênio 83/87. só arrogância.
Jonas Vieira
Está matéria está totalnente invertendo os fatos. Mera narrativa de uma imorensa tendenciosa que divulga matéria sem ouvir as partes. Trata-se de uma festa de aniversário de aniversário de 40 anos do esposo da Mariana onde se reumiram apenas familiares, ainda não tinham sequer o jantar. Nada aconteceu de madrugada
Eraldo
Acho que as leis municipais são para todos, sem excessão. Quer fazer festinha de aniversário, alugue um local apropriado e pronto. Mas é isso mesmo, o errado, sempre quer estar certo. Sqn...
Izaias Deus
Meu carinho a Bela Barros
armando
Engraçado neh como são as coisas e só o Dourados informa que divulgou neh rsrrsrsrsrrrs
Miguel arildo Cavanha
O seu direito vai até onde começa o do vizinho. Não existe mais essa de pode som alto até às 22:00 horas, se vc se sentir incomodado basta acionar a PM, ai a PM toma as medidas legais, Pede pra desligarem o som ou abaixar o volume. E outra eu vi o vídeo, e os PMs foram muito pacientes, Se fosse um de pavio curto levava muito mais pessoas pra delegacia.
Talita
No vídeo claramente a Mariana não caí, foi jogada pro lado pelo policial.
E outra só foram porque quem chamou foi PM..caso contrário vc morre ligando e pedindo ajuda e eles cagam pra vc.
Adalto Operações
Agora estão ameaçando a imprensa ,mas são desqualificados mesmo
Joao
Negativo, porque o mesmo vizinho fica gritando com uma academia de luta e perturba A ANOS, e por ser o trabalho sempre foi respeitado mesmo perturbando estes.
Em Segundo, som alto antes das 22h deve sim ser solicitado se esta incomodando ao próximo…
Uma comemoração de aniversário, todos têm direito de fazer uma comemoração da forma que quiser, quem se sentir lesionado peça PRIMEIRAMENTE antes de usar
Autoridade.
Wesler
Não há necessidade da viatura ficar indo e voltando nessas ocorrência, se existe uma pessoa devidamente identificada, perturbada pelo som, algazarra, barulho alto, os autores já tem que ser levados até a delegacia, não existe essa de chegar e pedir pra abaixar o som, e a mesma coisa que chegar em um ladrão que acabou de realizar um furto e pedir para ele, simplesmente, devolver as coisas subtraidas que está tudo certo.
O mal do, "maleducado", é achar que ele sempre está certo, que a P... do som alto que ele escuta, todos ao seu redor tem que escutar.
Meus parabéns aos policiais envolvidos, vocês são verdadeiros heróis.
Elton
Ze povim é f*d* acha que so pq foi candidato acha que pode mandar na cidade, fazer algazarra sem ser punidos por isso, os pms estão de parabéns pelo serviço prestado ...👏👏👏
Valdemir
Só lembrando que o agente da autoridade de segurança pública, seja PM, GM ou outra instituição de segurança pública não faz leis, apenas as cumprem , e quem se sentir prejudicado tem todo o direito de acionar os meios legais para terem seus direitos restituídos e ou pleitear indenização pelos danos sofridos
Joao
Sempre os PMS certos né…. Primeiramente eram as 21:40 h qdo os policiais chegaram, sem nenhuma pedida anterior de desligar som ou etc.
É a segunda vez desse ocorrido, a tempos atrás msm situação, e a primeira vez eu estava presente, é o mesmo policial (um amigo do vizinho).
EU presenciei o abuso de autoridade destes, ameaçaram e usaram força contra pessoas.
este vizinho em nenhuma das duas vezes teve a hombridade de pedir ou reclamar para desligar o som. São provalecidos e desrespeitosos. O mesmo vizinho chingou uma mulher de vagabunda e várias pessoas (vi o vídeo)
Normas de segurança??? Em um aniversário comum de residência ? como está liberado e acontecendo milhares todos os dias.
Guliti
Políticos acham que são deuses.
Poliana S J
É a cara dessa guria isso. Família ralé é isso.
André Souza Pires
zero pessoas surpresas. clássico cidadão de bem, pela família, bolsonarista. Chuta grade viatura. se esconde da PM. grita com a PM, vai no vizinho ameaçar como se tivesse o mínimo de razão. Comportamento de raso, superficial. Se acham elite de algo - lamentável - vergonha de ter de respirar o mesmo ar que pessoas desqualificadas dessas. verdadeiro chiqueiro, chorume, resto.
Lucca Rabelo
Essa família é toda barraqueira! Acham que mandam em todo mundo, achei pouco deveria ter prendido a família toda. POVO SEM NOÇÃO!
Mariana
Os comentários ofensivos vão contra a lei e não serão publicado! Mas a pouca vergonha, matéria mentirosa e difamadora pode !?? Esperem pra ver