O ex-prefeito de Zanja Pytã, Manuel Ramón Velázquez Marín da cidade paraguaia localizada na fronteira com Mato Grosso do Sul, foi preso na noite desta quarta-feira, (02) após ser flagrado com um fuzil calibre 7,62 em uma caminhonete. Uma pistola e munições também foram apreendidas.
Segundo informações do site Campo Grande News, outros cinco homens também foram presos, durante operação da polícia paraguaia, nesta noite. Manuel foi abordado pelos agentes em uma das ruas que liga Pedro Juan Caballero ao departamento de Concepción. Todos os suspeitos foram encaminhados para a delegacia da cidade.
Quando ainda era prefeito de Zanja Pytã, Velázquez Marín se envolveu em polêmica após a execução de Anselmo Medina. Antes do crime, Medina tinha feito live no Facebook acusando o prefeito de atacar sua honra em programas de rádio e desafiou o político a divulgar a ficha criminal.
O vídeo viralizou, obrigando Ramón Velázquez a se manifestar. Em entrevista coletiva a jornalistas de Pedro Juan Caballero – capital do Departamento de Amambay localizada a 15 km de Zanja Pytã – Ramón Velázquez afirmou preferir que o chamem de homossexual a acusá-lo pelo crime.