A Polícia Federal, com apoio da Receita Federal do Brasil, cumpriu na manhã desta quarta-feira (22), mandados de busca e apreensão no âmbito de investigação voltada a reprimir o descaminho de aparelhos eletrônicos em larga escala.
A operação é desdobramento de inquérito policial instaurado após a apreensão de grande quantidade de celulares, em 13 de junho de 2024, na região metropolitana de Cuiabá e Várzea Grande (MT).
Embora as mercadorias estivessem acompanhadas de notas fiscais, não havia registro de importação regular, indicando a possível utilização de empresa de fachada, com sede e filial em Campo Grande, para internalização irregular de produtos estrangeiros.
Com base nos elementos colhidos, a Polícia Federal representou à Justiça Federal pela expedição dos mandados, que foram cumpridos integralmente nesta data. A ação resultou na apreensão de centenas de aparelhos eletrônicos sem comprovação de regularidade fiscal e aduaneira.
As investigações continuam com o objetivo de identificar e responsabilizar todos os envolvidos e quantificar o montante dos valores sonegados.
A iniciativa reforça o compromisso da Polícia Federal e da Receita Federal no combate à sonegação fiscal, à concorrência desleal e aos crimes contra a ordem tributária e aduaneira em Mato Grosso do Sul.