A Guarda Municipal de Dourados tem intensificado as rondas preventivas em praças, parque, logradouros e patrimônios públicos, para evitar a prática de ilícitos nos locais e conta com as denúncias da população nos telefones 153 e 199.
Durante o primeiro trimestre, foram presos 80 foragidos da Justiça. Foram 45 mandados de prisão, 32 evasões do sistema penal e três mandados de busca e apreensão de adolescentes.
Vários são reincidentes em crimes como furtos, receptação e tráfico de drogas. A GMD tem feitas ações constantes na Praça Paraguaia, Praça Antônio João, Praça Mário Correia e nos arredores de prédios públicos para proporcionar maior segurança e tranquilidade à população.
Na manhã desta quinta-feira (6) e equipe de rondas ostensivas motorizadas fazia ações preventivas próximas a uma igreja na Vila Cachoeirinha quando abordou jovem de 26 anos em atitudes suspeitas. O rapaz estava com prisão decretada por furto e homicídio desde dezembro de 2022. Foi preso e entregue à Delegacia de Polícia.
Na noite de quarta-feira (5), outro foragido da justiça foi preso. O rapaz de 29 anos foi abordado às 23h no bairro Jardim Monte Líbano em atitudes suspeitas próximo a um Centro de Educação Infantil Municipal.
Na conversa com guardas, o autor mentiu o nome e somente após muitas checagens foi descoberta sua verdadeira identificação. Ele estava foragido do sistema penal. O homem disse que mentiu o nome para não ser preso. Foi encaminhado à Polícia Civil.