Homem ainda não identificado foi assassinado com pelo menos 30 tiros de pistola 9 milímetros, na noite desta quinta-feira (17), em Yby Yaú, no Paraguai. Localizado a 100 km de Ponta Porã (MS), o povoado é ponto estratégico na rota da cocaína trazida da Bolívia e base de facções criminosas.
A morte ocorre diante de nova escalada dos crimes de pistolagem na linha internacional entre o Paraguai e Mato Grosso do Sul. Pelo menos sete pessoas foram assassinadas nos dois lados da fronteira nas últimas duas semanas.
De acordo com a Polícia Nacional, a execução em Yby Yaú ocorreu por volta de 22h30 em uma casa localizada na Villa Hechapyrã. O homem morava no local há cerca de um mês, segundo os vizinhos.
Informações levantadas pelos investigadores revelam que pelo menos três homens arrombaram o portão, invadiram a casa e dispararam dezenas de tiros. Os peritos recolheram 30 cápsulas deflagradas de calibre 9 milímetros. As paredes ficaram crivadas de tiros.
Na casa, os policiais encontraram um documento brasileiro em nome de Lucas Garay Lima, nascido em 1º de novembro de 1962 (62 anos). Entretanto, segundo os investigadores, essa não deve ser a identidade do homem morto no local, que tinha aparência de ser bem mais jovem.
Como os policiais não conseguiram encontrar registro das impressões digitais no sistema nacional de identificação do Paraguai, a suspeita é de que seja estrangeiro, possivelmente brasileiro. O corpo foi levado para o necrotério à espera de algum familiar.