Gustavo Diego Pereira Doza, 24, o “Gustavinho”, acusado de esfaquear o guarda municipal Luiz Henrique Roberto da Silva, 28, na madrugada de ontem (29) em Dourados, vai ser levado em breve para a Penitenciária Estadual. Durante audiência de custódia na tarde de hoje, o juiz Ricardo da Mata Reis, da 3ª Vara Criminal, decretou a prisão preventiva dele.
O autor confessou o crime, alegou não saber que a vítima era integrante da Guarda Municipal e disse que foi agredido na conveniência por ser injustamente acusado de tentar furtar uma moto. O guarda municipal estaria entre os agressores, segundo a versão do acusado.
Já testemunhas ouvidas pela Polícia Civil afirmam que Gustavo investiu contra as pessoas com a faca. Luiz Fernando teria usado a cadeira para se defender e depois saiu atrás do homem armado. Os dois entraram em luta corporal na Rua Balbina de Matos e o guarda foi ferido com três golpes, no pescoço, no ombro e na axila, e teve um dos pulmões perfurado.
Durante a audiência de hoje, a defesa deixou de pedir liberdade provisória por medida de segurança. Segundo o advogado Higor Arantes, Gustavo Doza correria risco se fosse colocado em liberdade devido à repercussão do caso e pelo fato de vítima ser guarda municipal, “sendo notório que o corporativismo da classe impõe riscos ao investigado”.
O juiz determinou que a Polícia Civil providencie, em 24 horas, o exame de corpo de delito do preso antes de encaminhá-lo ao presídio. O guarda municipal segue internado e o quadro de saúde é considerado estável. Ele teve febre e continua com o dreno dos pulmões e sedado.
“Gustavinho” foi preso ontem à tarde no residencial Castelo de São Jorge, na região do Jardim Jóquei Clube. Com longa ficha criminal por contrabando, roubo e até violência doméstica, “Gustavinho” foi preso em 2017 por envolvimento no roubo da pistola de um policial militar.
O PM foi espancado por quatro homens em outra conveniência da de Dourados e teve a arma roubada. A pistola foi encontrada com Gustavo Doza. Até ontem, ele estava em liberdade condicional.