Dois moradores de Rondonópolis (MT) foram presos hoje (13) por policiais civis de Dourados e de Mato Grosso acusados de liderar esquema de furto de módulos eletrônicos de caminhões. De alto valor comercial, os equipamentos são considerados o “cérebro” de veículos pesados e controlam toda a parte tecnológica dos caminhões.
Segundo o delegado Erasmo Cubas, chefe do SIG (Setor de Investigações Gerais) da 1ª Delegacia de Polícia de Dourados, os dois homens presos hoje no âmbito da Operação Hermes são apontados como os “cabeças” do esquema. Além dos mandados de prisão, os policiais cumpriram cinco mandados de busca e apreensão na cidade mato-grossense localizada a 718 km de Dourados.
Conforme a polícia, as investigações começaram há três meses após série de furtos de módulos de veículos pesados ocorridos em Dourados e cidades da região entre setembro de 2022 e março de 2023. O grupo teria praticado pelo menos 30 furtos, causando prejuízo estimado de R$ 500 mil.
Com apoio da delegacia da PRF (Polícia Rodoviária Federal) em Dourados e da Derf (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos) de Rondonópolis, os policiais civis descobriram que os criminosos vinham de Mato Grosso para cometer os crimes em MS. Se aproveitavam de períodos de feriados prolongados para cometer os crimes, já que nessas datas os caminhoneiros deixam os veículos parados por longos períodos. Celulares, documentos e outros objetos foram apreendidos durante as buscas.