Na manhã desta terça-feira (11), policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), apreenderam na rodovia MS-379, em Laguna Caarapã (distante 283 km da capital), mais de 18 toneladas de maconha. Essa é a maior apreensão de drogas realizada em todo o Brasil nesse início de ano.
Segundo informações da ocorrência, a equipe policial realizava operação de controle viário, por ocasião das ações da Operação Hórus/MS, quando abordou uma carreta Scania (veículo trator e semi-reboque), com placas de Presidente Venceslau-SP.
A carreta estava carregada com carga lícita de milho e seu condutor, Mário Lima de 57 anos, alegou ter carregado o veículo na cidade de Aral Moreira e levaria a carga à Santos (SP), mas disse à polícia que não possuia os documentos legais de transporte da carga lícita o que levou os policiais a suspeitarem e iniciar uma vistoria mais apurada, quando se encontrou os tabletes de maconha logo abaixo do milho.
O veículo foi conduzido a um silo de grãos da região onde a carga de milho foi retirada e pesado a carga de drogas, se constatou os 18.040 quilos de maconha divididos em diversos tabletes.
Diante das evidências o condutor reconheceu que receberia um valor em dinheiro para fazer o transporte da droga, além de apoio sobre informações da presença policial na rota escolhida.
Veículo e autor foram conduzidos à Defron em Dourados-MS, onde o autor foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico de rogas.