Mais um delegado de polícia de Mato Grosso do Sul investigado por suspeita de corrupção foi afastado das funções por determinação judicial. Rodrigo Blonkowski, que até ontem era o titular da 2ª DP de Ponta Porã, é alvo da Operação Codicia (ganância, em espanhol), assim como o colega dele, Patrick Linares da Costa, afastado em abril.
Assinado pelo corregedor-geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul Clever José Fante Esteves, o afastamento de Rodrigo Blonkowski foi publicado nesta quarta-feira (6) no Diário Oficial do Estado.
Ontem, durante buscas na casa dele em Corumbá, o delegado foi preso em flagrante por posse de 114 munições irregulares, mas pagou fiança de R$ 3 mil foi liberado.
O Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado) havia pedido a prisão do delegado após descobrir novos indícios do envolvimento dele no esquema de cobrança de propina para liberar veículos nas delegacias de Ponta Porã, mas o pedido foi negado.
Assim como ocorreu com Patrick Linares da Costa, a 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul aplicou medidas cautelares alternativas à prisão, entre as quais o afastamento das funções.
A Justiça também mandou Rodrigo Blonkowski recolher as armas, carteira funcional e demais pertences do patrimônio público, determinou suspensão de senhas e logins de acesso aos bancos de dados da instituição policial, além de férias e avaliação para fins de promoção.