As escolas públicas e privadas de Mato Grosso do Sul poderão contar com a Semana da Cidadania. É o que prevê o Projeto de Lei 3/2022 apresentado pelo deputado Marçal Filho (PSDB), para promover aos alunos palestras sobre cidadania, educação financeira e defesa do consumidor.
Se aprovado, a previsão é que o evento seja realizado, anualmente, na primeira semana do mês de outubro, preferencialmente aos alunos do ensino médio.
O Poder Executivo poderá promover convênios ou parcerias com outros entes públicos ou privados, entidades de classe, bem como designar servidores de órgãos ou autarquias para a organização e coordenação da Semana da Cidadania.
“O projeto é de grande relevância, uma matéria de grande discussão nos tempos atuais, merecendo apoio desta Casa de Leis. A cidadania garante a todos os cidadãos, o acesso aos bens materiais e culturais que são gerados pela coletividade, aquilo que podemos chamar de bens comuns”, disse Marçal ao apresentar o projeto na Assembleia Legislativa.
A Semana da Cidadania pode ser trabalhada nas escolas com abordagem teórica e prática, baseado em experiências já desenvolvidas na sociedade, como forma de envolver os alunos como protagonistas. Entre as temáticas propostas para serem trabalhadas está a formação de rodas de conversa, a criação de ações solidárias, projetos socioambientais, e estudo de casos de exemplos nas comunidades escolares.