Diligências de verificação de denúncia realizada pela Decat (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Atendimento ao Turista) em Campo Grande, resultaram na prisão em flagrante de uma mulher e no resgate de dois cavalos.
No primeiro caso, ocorrido na segunda-feira (23/9), após uma longa lista de denúncias que estavam sendo averiguadas, foram feitas diligências em um endereço no Bairro Isabel Gardens, na Capital, onde os investigadores encontraram um cachorro em situação de abandono e em condições críticas de saúde.
A tutora do animal, que estava presente, embora não morasse no local, disse que ele havia sido atropelado em abril, mas vinha tratando uma pata quebrada em razão do acidente apenas com pomada cicatrizante, sem ter procurado ajuda médico-veterinária. Além disso, o cachorro estava com leishmaniose, ferida purulenta nos olhos, sem água e alimentação adequada disponíveis, fatos que foram constatados pela perícia do Instituto de Criminalística.
Diante da omissão nos cuidados, a mulher recebeu voz de prisão em flagrante pela prática do crime de maus-tratos qualificado, e foi encaminhada para a Delegacia.
Já nesta terça-feira (24/9), os agentes estiveram com a equipe de perícia e com o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) em uma propriedade rural da Chácara das Mansões, onde havia denúncias da existência de um cavalo em situações de maus-tratos.
No local, foram encontrados dois cavalos em situações precárias de saúde, estando claramente desnutridos e com carrapatos pelo corpo.
O Centro de Controle de Zoonoses fez o resgate dos animais, que serão cuidados naquele centro. O autor foi levado para a Delegacia, onde foi ouvido sobre o crime de maus-tratos.