A Polícia Militar resgatou uma mulher em situação de extrema vulnerabilidade nesta quarta-feira (14), no distrito de Nova Itamarati, município de Ponta Porã. Ela era mantida em cárcere privado pelo marido.
Conforme o boletim de ocorrência, a equipe do Programa Mulher Segura do 4° BPM, com apoio da equipe de Nova Itamarati, foi acionada após denúncia encaminhada pelo Conselho Tutelar, informando sobre possíveis abusos sofridos pela moradora. A vítima havia relatado por telefone que era alvo constante de violência psicológica por parte do companheiro e manifestou o desejo de encerrar o relacionamento abusivo.
Durante a ação, os policiais constataram que a mulher vivia sob vigilância constante, era impedida de utilizar redes sociais, mantinha contato restrito com familiares e amigos e dependia financeiramente do agressor. Ela também relatou que sofria estupros frequentes, ameaças, e que obedecia às ordens do parceiro para evitar agressões na frente das filhas.
Após colherem o depoimento da vítima e confirmarem os fatos no local, os policiais deram voz de prisão ao autor, que foi conduzido à delegacia e foi autuado em flagrante pela autoridade policial.
A vítima, em estado de abalo psicológico, foi encaminhada ao hospital para atendimento médico. As filhas foram acolhidas pelo Creas. A mulher manifestou interesse em ser abrigada em instituição de proteção, além de solicitar medidas protetivas de urgência contra o companheiro. A Operação Caminhos Seguros tem sido fundamental na identificação e enfrentamento de casos graves de violência doméstica.