Estão sendo cumpridos 27 mandados de prisão e de busca e apreensão, expedidos pela 7ª Vara Criminal da Capital, contra condenados por crimes praticados contra crianças e adolescentes, a maioria por abuso e exploração sexual.
A força-tarefa acontece das parcerias do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), Polícia Civil e PM (Polícia Militar) para combater criminosos que praticam violência contra crianças tem alvos em pelo menos 10 bairros de Campo Grande, segundo informações do site Campo Grande News. Equipes cumprem mandados no Aero Rancho, Parque do Sol, Jardim Centenário, Jardim Canguru, Santa Emília, Tarumã, Moreninhas, Jardim Noroeste, Jardim Inápolis e Zé Pereira.
A operação foi deflagrada “Dia D” do Maio Laranja. Nesta terça-feira, 18 de maio, é Dia Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Casos
O disque 100 registrou mais de 6 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes em 2021. Os dados apresentados pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) nesta segunda-feira (17) mostram que as denúncias de violência contra crianças e adolescentes representam 30% do total recebidas pelos canais no período de 1 de janeiro a 12 de maio de 2021. Os registros resultaram em mais de 435 mil violações de direitos.
A violência física é citada em 25,7 mil denúncias. Já a violência psicológica esteve presente em 25,6 mil denúncias. Cerca de 20,8 mil denúncias possuem pais e mães como suspeitos da violação, 59,6% do total relacionado ao grupo crianças e adolescentes.