Além de quase uma tonelada de cocaína, carros de luxo, dólares, euros e guaranis, cujo valor está sendo contabilizado foram apreendidos pela Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (Senar) em Eusébio Ayala, Cordillera, Luque, Fernando de La Mora e San Lorenzo na regional metropolitana de Assunção na manhã deste domingo (9).
Durante a ação do Senar, o paraguaio narcotraficante Fernando Enrique Balbuena Acuña, conhecido como “Riki” ou “Herrero”, foi preso pela polícia, ele é acusado de chefiar um esquema de envio de centenas de toneladas de cocaína para a Europa. Um ucraniano identificado como Viktor Melnyk , 49 anos, que seria uma espécie de conexão com a Europa foi também foi preso em flagrante.
Fernando, usava a hidrovia Paraguai / Paraná, que envolve os cinco países da bacia do Rio da Prata: Bolívia, Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina, saindo do Atlântico e assim enviava para os principais portos da Europa em containers a droga armazena em propriedade do narcotraficante em Cordillera.