Agendadas para a manhã desta quarta-feira (12), as oitivas de ação penal para julgamento de cinco acusados de envolvimento em ataque armado contra indígenas em Caarapó, ocorrido em 2016, foram marcadas pela presença de dezenas de manifestantes em frente ao Juizado Especial Federal de Dourados.
Moradores das aldeias indígenas Tey Kuê, de Caarapó, e da Reserva Indígena de Dourados participaram do ato simbólico, momentos antes do início das audiências marcadas na manhã de hoje pela Justiça Federal.
Segundo apurado pelo site Dourados News, além de gritos de guerra por demarcação de terras, danças e cantigas, os manifestantes exibiam uma faixa pedindo justiça por Clodioude Aquileu Rodrigues de Souza, morto durante conflito ocorrido entre indígenas guarani-kaiowá da comunidade Tey Kuê e produtores rurais do município de Caarapó.
Além da morte de Clodioude há quase seis anos, o violento ataque por parte de produtores rurais acabou deixando outras cinco pessoas feridas.
As oitivas estavam marcadas para acontecer ontem, mas foram remarcadas para hoje (12) pelo desembargador federal Fausto de Sanctis, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região).