A PC (Polícia Civil) de Mato Grosso do Sul, por intermédio da 1ª Delegacia de Corumbá e com o apoio da Delegacia de Ladário, deflagrou nesta segunda-feira (31/3), a operação 'Benefício Seguro', com objetivo de cumprir três mandados de prisão preventiva e três de busca e apreensão.
Os alvos são investigados pelos crimes de extorsão, supressão de documento público, furto mediante fraude, porte ilegal de arma de fogo, ameaça e agiotagem. Durante as buscas, foram apreendidos centenas de documentos pessoais, cartões de benefício social, munições, três veículos, joias e mais de R$ R$ 437,9 mil em espécie.
De acordo com as investigações, os envolvidos concediam empréstimos às vítimas com cobrança de juros abusivos de 30% ao mês. Além disso, exigiam garantias como joias, veículos ou cartões de benefício social com senha.
Mesmo após o pagamento da dívida, os bens retidos não eram devolvidos, e as vítimas passavam a ser extorquidas sob ameaça e uso de arma de fogo. Os autores utilizavam os cartões de benefícios, para realizar saques das contas bancárias das vítimas.