A quarta fase da Operação “Fim da Linha”, deflagrada nesta quarta-feira (7) em 23 estados brasileiros contra a lavagem de dinheiro do crime organizado, cumpre 71 mandados de busca e apreensão em Mato Grosso do Sul – em Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Amambai , Caarapó, Bela Vista, Corumbá, Nova Andradina, Coronel Sapucaia e Três Lagoas.
Em Dourados, durante as buscas, uma pessoa foi presa em flagrante por posse ilegal de uma escopeta calibre 12 e uma espingarda calibre 32.
Denominada de “Do Oiapoque ao Chuí”, essa fase cumpre, em 113 municípios brasileiros, 403 mandados de busca e apreensão, 4 prisões preventivas, busca e apreensão de 187 veículos, 7 embarcações e 9 aeronaves. Outros 86 veículos com gravame e indisponibilidade também estão sendo apreendidos, assim como o bloqueio de contas bancárias de 188 de investigados pessoas físicas e jurídicas e 42 imóveis com gravame e indisponibilidade.
As investigações conduzidas pela polícia de Passo Fundo (RS) começaram em 2021, visando desmantelar organização criminosa dedicada ao tráfico de drogas, contrabando de cigarros e armas em diversas regiões do Rio Grande do sul.
No decorrer das investigações, da Operação “Fim da Linha”, diversas ramificações desta organização foram identificadas, sendo possível comprovar que muitos criminosos comandavam o comércio ilícito de drogas de dentro do sistema prisional, com vinculação, num primeiro momento, a duas facções criminosas do país: uma com braço forte no Rio Grande do Sul e outra em São Paulo.