Policiais do SIG da Polícia Civil de Dourados em apoio ao SIG/PC de Caçapava, interior de São Paulo, atuaram em conjunto em operação contra roubos de cargas que vem acontecendo alguns meses, tendo como destino principalmente as cargas roubadas o estado de São Paulo.
Os policiais civis vinham investigando um grupo que possui uma frota de caminhões no estado de Minas Gerais.
De acordo com o delegado do SIG de Dourados, alguns caminhões eram colocados em nomes de “laranjas” e faziam o serviço de frete por todo o território nacional.
Ainda conforme o delegado, quando a quadrilha pegava um frete de cargas valiosas, ao adentrar no Estado de São Paulo era simulado o roubo da carga, eles desviam o caminhão para barracões, descarregava as mercadorias subtraída e em seguida a quadrilha abandona os caminhões em local ermo, após "recuperados", os caminhões voltam para os proprietários que os colocava em nome de outras pessoas.
Dentro da operação foram cumpridos em Dourados dois mandados de busca e apreensão. Uma das pessoas, proprietário de um despachante em Dourados, que presta serviço no segmento de transferência de caminhões, foi levado para o SIG/Dourados, ele prestou depoimento e não negou que fazia o serviço, mais disse que não tem ligação com a quadrilha.
Até o momento foram apreendidos documentos, celulares, computadores e cerca de R$ 20.000.
Duas caminhonetes que também foram levadas para a delegacia para averiguação durante a operação foram liberadas após checagem.