A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (22) a Operação Veterano para desarticular organização criminosa de tráfico transnacional de drogas e armas. Policiais federais cumprem 10 mandados de prisão preventiva e 24 de busca e apreensão em Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Espírito Santo e Pernambuco.
Os mandados foram cumpridos nas cidades de Mundo Novo, Itaquiraí, Eldorado, Sete Quedas, Santana do Paranaíba (SP), Ibiúna (SP), Barueri (SP), São Paulo (SP), Vinhedo (SP), Franca (SP), Ribeirão Preto (SP), Cascavel (PR), Catanduvas (PR), Serra (ES), Jaboatão dos Guararapes (PE) e Recife (PE). A PF ainda não divulgou balanço da operação. Em um dos locais dos mandados, foi apreendido um fuzil com carregador.
A Justiça Federal também determinou o sequestro de dezenas de imóveis, incluindo bens de alto padrão e veículos dos investigados.
A investigação apura a atuação de um grupo responsável pelo tráfico internacional de drogas e armas, com origem no Paraguai e na Bolívia. Durante a apuração que deu origem à operação de hoje, foram apreendidas mais de 13 toneladas de entorpecentes ligados ao grupo. Os investigados poderão responder por tráfico internacional de drogas e armas, organização criminosa e lavagem de dinheiro.