Foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (23) em Dourados, a operação denominada “Vetus III” que tem por objetivo coibir os maus tratos e abusos contra os idosos. A operação está acontecendo em todo Brasil, onde a data foi escolhida como dia “D” para a realização.
A operação, comandada em Dourados pela delegada Andreia Alves Pereira, conta com apoio de diversas unidades policiais como, 1º DP e 2º DP, DEPAC (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), DAM (Delegacia da Mulher) e DAIJI (Delegacia de Atendimento a Infância, Juventude e Idoso).
Em umas das denúncias que as equipes estiveram no endereço, foi constatado os maus tratos contra uma idosa de 72 anos. De acordo com as informações, um dos filhos da idosa cometia o crime contra a mãe, uma senhora que estaria de cama. Os policias estiveram no local e o suspeito não foi localizado.
Já em uma outra residência no Jardim Colibri os policiais estiveram para averiguar como estava a situação de uma idosa que após se constatar que a mesma havia sido agredida pelo neto, foi tomada as providências e agora periodicamente é feito inspeção para se constatar se os maus tratos não voltaram a acontecer.
Ainda de acordo com a delegada Drª Andreia, a operação Vetus III tem como objetivo a repreensão e prevenção dos maus tratos e não apenas o cumprimento de prisão. Já que de acordo com a delegada, muitas das denúncias não procedem.
Ainda conforme a Drª Andreia, alguns filhos querem obrigar os idosos passem em vida os bens que possuem e isso de acordo com o estatuto do idoso é crime e não existe.
A operação segue durante todo o dia de hoje pelas equipes das policias.