A PF (Polícia Federal) faz nesta quarta-feira (20/8), a operação "Ajura" que mira organização criminosa voltada para o tráfico de drogas e lavagem de capitais com atuação em Dourados, Amambai, Ribeirão Preto (SP) e Jardinópolis (SP).
Em nota, a Polícia Federal informou que são cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e bloqueio de bens e valores da ordem de R$ 263 milhões contra os investigados.
As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara da Justiça Criminal Estadual de Dourados e tem buscas autorizadas nos municípios já mencionados no início da matéria.
Esta operação decorre de grandes apreensões de cocaína realizadas nos anos de 2022 e 2023 em Dourados e busca asfixiar o braço financeiro do crime organizado.
Apreensão de cocaína em Dourados motivou operação
A apreensão de 446 quilos de cocaína ocorrida em fevereiro de 2023, em Dourados, pela PRF (Polícia Rodoviária Federal), com o apoio do GOC (Grupo de Operações com Cães), juntamente com a prisão de um homem, motivou a operação deflagrada nesta quarta.
Os tabletes de droga foram localizados em um compartimento oculto no tanque do semirreboque do caminhão Volvo/Fh12, carregado com óleo vegetal. A abordagem ocorreu no km 267, da BR-163.
Após a retirada do óleo vegetal, foram localizados os tabletes de droga. O valor do prejuízo para o tráfico de drogas com esta apreensão chegou a mais de R$ 80 milhões.