Agentes da Polícia Federal e homens do Exército brasileiro fizeram ação conjunta nesta sexta-feira (28) no Aeroporto Internacional de Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai.
Com apoio de cães farejadores, os policiais e militares vasculharam bagagens em busca de drogas e armas (veja o vídeo acima). Entretanto, apenas um homem foi encaminhado para a Receita Federal quando tentava embarcar com 15 cigarros eletrônicos – produto proibido no Brasil.
Segundo a PF, a ação reforça as atribuições constitucionais de polícia aeroportuária da corporação na prevenção e repressão a crimes na região da fronteira por meio do modal aéreo.
Ação faz parte da Operação Fronteira Segura, iniciada nesta semana na faixa entre Mato Grosso do Sul e o Paraguai. PF, Exército, PRF (Polícia Rodoviária Federal), Polícia Militar e Guarda Civil Municipal de Fronteira participam da operação, coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira.
O reforço na fiscalização ocorre nas áreas urbanas e rurais de Ponta Porã, Antônio João e Aral Moreira, além dos distritos de Nova Itamarati e Sanga Puitã. O policiamento também foi intensificado nas rodovias BR-463, MS-164 e MS-386, as três principais rotas da droga e do contrabando que saem do território paraguaio com destino ao mercado brasileiro.
Crédito: Campo Grande News