Esquema de importação ilegal de equipamentos de som usados em grandes evento é alvo da Operação Sem Ruídos, deflagrada nesta quinta-feira (20) pela Polícia Federal.
Conduzida pela delegacia da PF em Ponta Porã – cidade separada por uma rua do território paraguaio – a operação cumpre 17 mandados de busca e apreensão em Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
Conforme a PF, a organização criminosa é especializada no descaminho de equipamentos eletrônicos de alto valor agregado utilizados na realização de grandes eventos. O material era adquirido no Paraguai e remetido para vários estados brasileiros através da fronteira com Mato Grosso do Sul.
Previsto no artigo 334 do Código Penal, o descaminho é crime contra a ordem tributária. É diferente de contrabando, cujo crime envolve produtos de introdução proibida no Brasil, como cigarro e pneus.
Segundo a Polícia Federal, as investigações revelaram que pessoas físicas e jurídicas se dedicavam à comercialização e locação de equipamentos de iluminação, painéis de led e sonorização de alta tecnologia para eventos, de casamentos a shows musicais.
As vendas e locações eram anunciadas em sites e mídias sociais controladas pelas empresas investigadas. A organização criminosa mantinha filial de uma das empresas em Ponta Porã, de onde despachava os produtos oriundos do Paraguai usando notas fiscais falsas de “remessa para locação”.
Crédito: Campo Grande News