A ordem para o assalto a uma joalheria localizada no centro de Dourados, na segunda-feira (13), partiu de dentro do maior presídio de Mato Grosso do Sul, a PED (Penitenciária Estadual de Dourados). Segundo depoimento dos envolvidos no crime, o autor do plano é o preso identificado apenas como “Pirata”, integrante da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).
Quase meio milhão em peças de ouro foi roubado pelos dois homens armados. O assalto foi gravado por câmera de segurança da loja. Sete envolvidos, sendo três adolescentes, foram presos duas horas após o assalto por policiais civis do SIG (Setor de Investigações Gerais) e da Polícia Militar.
No final da tarde de ontem, quatro adultos presos pelo assalto passaram por audiência de custódia no Fórum de Dourados e todos tiveram o flagrante convertido em prisão preventiva. Ontem mesmo o juiz Deyvis Ecco, da 2ª Vara Criminal, expediu os mandados de prisão.
Com a decisão do juiz, Maycon Jordan de Almeida Machado, 25, e Luiz Eduardo Soares Faoro, 20, moradores em Dourados e que deram apoio no crime, vão continuar presos. Também tiveram a prisão decretada os dois homens que entraram na loja, os paulistas Valdersons de Almeida dos Santos, 27, e Ygor Ferreira, 40, vindos de Presidente Prudente (SP).
Além dos dois assaltantes, um adolescente de 17 anos também veio do interior paulista para praticar o assalto planejado pela facção criminosa. Os outros dois adolescentes detidos são a namorada de Maycon Jordan, de 17 anos, e um douradense de 15 anos. Ele e Luiz Eduardo Faoro hospedaram os bandidos vindos de São Paulo.
Os adultos seguem na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) esperando transferência para o presídio. Os adolescentes foram levados para as unidades de internação. Ygor Ferreira foi o único que se negou a dar declarações sobre o assalto e permaneceu em silêncio.