Cada uma das profissões recebeu um representante para falar sobre o dia-a-dia
Um projeto de profissões, organizado pela Professora Danieli dos Santos Klein Pereira, da Escola municipal CAIC de Dourados, elegeu a profissão de Policial Militar com a preferida das crianças de 4 a 6 anos, alunos do pré-escolar da unidade de ensino.
O projeto foi aplicado em 4 turmas do período matutino e mais 4 turmas do período vespertino da escola, totalizando 170 crianças. A profissão de policial militar recebeu mais de 70% dos votos das crianças.
Projeto sobre profissões
A professora Danieli, com apoio da coordenadora pedagógica da escola, Tania Cristina Capoano, organizaram a apresentação de profissões como as de medico, professor, secretario, cozinheiro, bombeiro e policial militar.
Cada uma das profissões recebeu um representante para falar sobre o dia-a-dia do seu trabalho, sendo que os policiais militares foram os que foram recebidos com mais entusiasmo pelas crianças.
Os policiais falaram sobre a rotina, das adversidades e também da satisfação em ser Policial Militar. As crianças conheceram a viatura policial, falaram ao radio e ligaram as sirenes e o giroflex da viatura, fato este que as deixou imensamente felizes.
Polícia Comunitária
A atuação da Polícia Militar de Dourados, através do 3º Batalhão de Policia Militar, tem dado ênfase ao patrulhamento comunitário, principalmente nas imediações de escolas públicas, interagindo com o público de professores, diretores, coordenadores e alunos das escolas que visitam.
Essa proximidade com a comunidade escolar tem quebrado alguns paradigmas e chamado a atenção de crianças, jovens e adolescentes, que tem visto cada vez mais os policiais militares como amigos e uma referência a ser seguida.
Projetos e Programas Sociais da PMMS
A PMMS é a instituição que mais investe em programas sociais no nicho escolar no Estado de Mato Grosso do Sul. PROERD, Projeto Bom de Bola - Bom na Escola; Projeto Diga não ao Crime; Programa Mulher Segura; Projeto Florestinha entre outros, que são projetos institucionais voltados a comunidade escolar de nossa cidade.
Para o comandante do 3º Batalhão de Policia Militar de Dourados, Tenente Coronel Helbert, o reconhecimento das crianças ao trabalho policial como a profissão mais votada e o desejo de nos seguirem, em si, já é um prêmio ao trabalho feitos pelos policiais militares de Dourados.
“Eduquem as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. - Essa é uma celebre frase de Pitágoras que resume nosso pensamento enquanto pais e profissionais, esperando que a educação mude o futuro de nossas crianças e por consequência de nossa nação” concluiu o comandante.