O 3º Batalhão da Polícia Militar participou de reuniões com órgãos de segurança pública de Dourados e de palestras com diretores, orientadores e professores da rede pública municipal e estadual, além das escolas particulares, desde o início desta semana. Viaturas também têm feito segurança em frente às escolas da cidade, dos distritos e da reserva indígena.
As ações são reflexo da propagação de ameaças de supostos ataques em escolas. A disseminação de informações falsas através de redes sociais deixou boa parte de pais e alunos em pânico nesta semana, o que provocou aumento do número de chamadas para o 190 da PM.
A finalidade das palestras é conscientizar sobre as ações do chamado “primeiro interventor”, conforme procedimento operacional padrão da PM. Além disso, o Batalhão está atuando para que os pais ajudem a polícia na filtragem de notícias falsas, com o objetivo de qualificar e individualizar as ações de repressão aos crimes.
Segundo a PM, por ora, não há históricos de atentados na cidade de Dourados e região, contudo, toda informação deve ser disponibilizada via telefone emergencial 190, para que a atuação da Polícia Militar seja rápida e eficaz.
O comandante do Batalhão, tenente-coronel Samuel, pediu que os pais verifiquem o que os filhos estão postando e compartilhando em redes sociais, o que estão levando para as escolas e que evitem propagar fake news.