Durante patrulhamento realizado neste domingo (13/7), na região da MS-165, na Linha Internacional entre os municípios de Coronel Sapucaia e Aral Moreira, a PMA (Polícia Militar Ambiental) de Amambai apreendeu dois animais silvestres abatidos e eviscerados, da espécie queixada (Tayassu pecari).
A ação de fiscalização ocorreu em área de fronteira, onde os policiais abordaram diversos veículos de cidadãos brasileiros e paraguaios, nas proximidades da localidade conhecida como Manta Potrero.
Os agentes avistaram cinco indivíduos correndo de uma pastagem do lado brasileiro e atravessando a rodovia em direção ao Paraguai. Diante da suspeita, a guarnição iniciou diligências em uma área de mata próxima ao ponto de fuga.
No local, foram encontrados dois sacos abandonados pelos suspeitos durante a corrida. No interior das embalagens, os policiais constataram a presença de dois queixadas abatidos, já sem couro e eviscerados. A fuga dos indivíduos para o território paraguaio impediu a continuidade da perseguição, devido à limitação de jurisdição.
Os animais, por estarem impróprios para o consumo e caracterizarem crime ambiental, foram encaminhados à sede do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental para os procedimentos legais.