A fim de reprimir atividades típicas de organizações criminosas dedicadas ao narcotráfico aéreo, o Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado), da Polícia Civil, apreendeu avião usado para transportar drogas.
A operação foi na região do Paiaguás, no Pantanal sul-mato-grossense. A aeronave irregular estava escondida em área de mata fechada, após sinistro aéreo.
O avião Beech Aircraft modelo 58, prefixo PT-OCR, estava com ordem judicial de sequestro, de 13 de fevereiro de 2020, determinada pela 1ª Vara Federal de Itajaí (SC).
Operação da Polícia Federal feita em fevereiro de 2020 descobriu que a aeronave pertencia à organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas e armas oriundos da Bolívia e despachadas ao exterior através dos portos brasileiros. Mesmo com a restrição judicial, o avião continuava sendo utilizado pelos traficantes.
Segundo o Dracco, o local onde o avião estava servia de base para apoio ao narcotráfico, com estrutura para pousos e decolagens na clandestinidade, bem como, reabastecimento e manutenção de aeronaves, inclusive com estrutura dissimulada para armazenamento de entorpecentes que depois eram despachados por via aérea.