Uma operação conjunta realizada pela Polícia Federal e pela Polícia Militar do Estado de São Paulo apreendeu na tarde desta sexta-feira (21) um helicóptero da marca Robinson, do modelo R44, que transportava quase 250 quilos de cocaína, em João Ramalho(SP). A droga saiu da fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul.
Os policiais federais receberam informações de que uma aeronave estaria fazendo diversos pousos e decolagens suspeitos em uma área de plantação de cana-de-açúcar.
Após identificarem o local, os policiais federais, contando com o apoio do helicóptero Águia, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, abordaram a aeronave e encontraram a carga de droga, que totalizou o peso de 246,100 quilos distribuídos em 225 tabletes.
Três homens, com idades entre 26 e 34 anos, foram presos em flagrante, incluindo o piloto do helicóptero e outros dois suspeitos de dar apoio em solo para o reabastecimento da aeronave e a retirada da droga.
Eles, que são moradores de João Ramalho e Quatá (SP), irão responder por tráfico de droga e associação para o tráfico.
A ocorrência foi registrada na Delegacia da Polícia Federal, em Presidente Prudente (SP), para onde o helicóptero apreendido com a droga foi levado por um caminhão de guincho via transporte terrestre.
Também foi apreendida uma picape que dava apoio terrestre ao transporte da cocaína. Havia no veículo um galão de combustível que a polícia suspeita de que seria utilizado no reabastecimento da aeronave.
Os policiais também encontraram e apreenderam três carabinas que estavam escondidas em meio à vegetação juntamente com dois cartuchos de munição, sendo um deflagrado e outro intacto.
O delegado Daniel Coraça Júnior, da Polícia Federal, explicou que quando os policiais chegaram ao local da apreensão do helicóptero os tabletes de cocaína já haviam sido retirados da aeronave.
Segundo ele, os traficantes não tiveram tempo de fazer o reabastecimento do helicóptero e acabaram presos quando os policiais chegaram ao local.
Foram encontrados escondidos em uma mata próxima galões de combustível que seriam utilizados no reabastecimento do helicóptero. Os três homens presos, segundo a Polícia Federal, confessaram o envolvimento com o transporte da droga.
O delegado salientou que a Polícia Federal já tem recebido denúncias de voos suspeitos de fazer o transporte de droga na região de Presidente Prudente.