Policiais paraguaios promovem verdadeira caçada na fronteira com Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (6|) para prender o bandido Hugo César Lazarte, fugitivo do presídio de Tacumbú e suspeito de ter sequestrado o fazendeiro sul-mato-grossense Irineu Bello, 74, na semana passada.
Na manhã de hoje, ele trocou tiros com homens da Polícia Nacional na Colônia Mafucci, a 8 km de Pedro Juan Caballero. Logo após a troca de tiros, os policiais chegaram a uma casa na colônia, onde encontraram roupas, aparelhos de comunicação, mochilas e uma jaqueta camuflada, semelhante às usadas pelos sequestradores.
Irineu Bello, o filho dele Diulio Orestes Bello, 25, e o peão Potasio Barrios Portillo, 47, foram levados da Fazenda 4 Irmãos na quinta-feira (1º) e libertados no mesmo dia, após a família pagar 40 mil dólares de resgate.
A caçada a Hugo Lazarte ocorre na mesma região onde ocorreu o sequestro. Lazarte ficou ferido no confronto com os policiais, mas conseguiu se esconder.
Durante as buscas após a troca de tiros, a polícia paraguaia prendeu Silverio Insfrán González, que teria ido à colônia para resgatar o fugitivo, mas foi preso antes de se encontrar com Hugo Lazarte.
Segundo a Polícia Nacional, Hugo Lazarte é acusado de assassinar um policial paraguaio em 2020. Também é apontado como um dos bandidos que resgataram o narcotraficante Jorge Teófilo Samudio, o “Samura”, em 2019.