Investigação mostra envolvimento de pessoas influentes na organização criminosa
A Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira) fez nesta quinta-feira (25) uma operação para cumprir mandados de busca e apreensão em propriedades rurais situadas no município de Itaquiraí. A ação é parte de investigação sobre o tráfico de drogas e atividades ilícitas correlacionadas.
A investigação teve início após a apreensão de aproximadamente oito toneladas de maconha em um caminhão Scania, localizado em propriedade rural no assentamento Lua Branca, em Itaquiraí. Os suspeitos fugiram no momento da abordagem. Durante as diligências, os responsáveis foram devidamente identificados, além de serem descobertos elementos que indicam a utilização do imóvel para práticas criminosas, incluindo o armazenamento e transporte de entorpecentes.
As ações apontam indícios de envolvimento de pessoas influentes na região, bem como estratégias de blindagem patrimonial para ocultação de bens e valores provenientes de atividades ilícitas. A operação busca aprofundar a investigação sobre o envolvimento dos suspeitos e a possível conexão entre as atividades criminosas e organizações locais.
Foram cumpridas buscas e apreensões nos endereços relacionados aos investigados, dentre eles o imóvel rural em que o caminhão carregado com a droga foi apreendido, no município de Itaquiraí. Além disso, também foram cumpridos mandados em Mundo Novo (MS), Maringá (PR) e Itapetininga (PR). A polícia descobriu que um dos alvos foi preso recentemente, com envolvimento em outra ocorrência de drogas. Os outros alvos ainda não foram localizados.
A operação contou com apoio da Delegacia de Polícia de Mundo Novo, Polícia Civil do Paraná e Polícia Civil de São Paulo e do DOF (Departamento de Operação de Fronteira), que forneceu apoio aéreo com helicóptero.