Nos dias 21, 22 e 23 de novembro foram realizadas instruções e reuniões com todas as agências de segurança do Brasil e do Paraguai na região de Ponta Porã para apresentação, interação, capacitação e atuação em diversas missões do plano de defesa elaborado pelo 4º Batalhão da PM para atuação frente a ação de grupos criminosos denominados de “novo cangaço”.
Houve simulação de ataque à agência bancária em Ponta Porã na noite de ontem, sendo acionado e executado o plano de defesa com a participação de agentes de todas as agências.
O Bope (Batalhão de Operações Especiais) foi o responsável pela capacitação e pelas reuniões e simulações, com coordenação do 4º BPM e apoio das demais agências e voluntários.
Além de batalhões da PM, participaram o DOF, Exército, Polícia Federal, PRF (Polícia Rodoviária Federal), Polícia Civil, Guarda Municipal de Ponta Porã, Exército paraguaio e Polícia Nacional do Paraguai.
Para o comandante do 4º BPM, tenente-coronel Édson Guardiano, o exercício simulado foi sucesso, alcançando objetivo almejado. Ele ressalta a importância da integração de todos os órgãos que atuam na fronteira, tanto lado brasileiro quanto paraguaio, demonstrando que a atuação em conjunto no combate à criminalidade tem sido forte e com constante aprimoramento e ações conjuntas.