Na manhã desta terça-feira (11) a Polícia Federal deflagrou a Operação Amerímnia no combate à lavagem de capitais, mais uma operação contra a máfia do cigarro que atua na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai. Oito mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Dourados, Eldorado e Juti. Durante as buscas foi ainda realizado uma prisão em flagrante por posse irregular de arma de fogo.
A operação de hoje foca nos gerentes financeiros da organização criminosa, que embora já tenham sido condenados pelos crimes de contrabando, organização criminosa, corrupção, entre outros, continuam praticando sistematicamente o crime de lavagem de capitais, por meio de empresas de transporte, postos de gasolina e conveniências, mediante a utilização de familiares e terceiros como “laranjas”.
O trabalho é uma decorrência das investigações que culminaram com a realização da Operação Nepsis, de 2018, a qual descortinou estruturado esquema de contrabando de cigarros por praticamente todo Estado de Mato Grosso do Sul.
Além dos oito mandados de busca e apreensão a Polícia Federal realizou o sequestro de seis imóveis, 22 veículos, 15 contas bancárias e suspensão das atividades de quatro pessoas jurídicas.