Policiais militares do Batalhão de Choque prenderam nesta quarta-feira (9/10), no Bairro Tiradentes, em Campo Grande, Aurino de Jesus da Conceição Magalhães, de 37 anos, líder do PCC (Primeiro Comando da Capital), em Minas Gerais. Ele estava foragido e é acusado de homicídio.
A polícia informou que o criminoso também é irmão de outro integrante da facção que está foragido do país.
Hoje, durante a ação, os agentes cercaram a residência em que Aurino de Jesus estava, e ele, ao perceber a equipe, tentou fugir pelos fundos da casa pulando muros, mas foi localizado e contido.
O faccionado chegou a colocar as mãos na cintura, fazendo menção sobre estar armado. Os militares deram um tiro de advertência contra um monte de areia, mas Aurino continuou a fuga e foi preso dentro de um imóvel.
Ainda conforme as informações divulgadas pela polícia, o homem estava foragido de Minas Gerais há dois anos.
Ações como a de hoje visam combater as organizações criminosas, e em Juiz de Fora foram cumpridos 16 mandados de prisão e 23 mandados de busca e apreensão, um deles na Capital sul-mato-grossense. Um policial penal de Bicas (MG) também foi alvo da ação.
Em coletiva de imprensa, a major Layla Brunella da Polícia Militar de Minas Gerais explicou que as investigações tiveram início em 2023 e o policial penal era um elo dentro do sistema prisional conectando os presos aos criminosos que estavam soltos.
“Ele recebia vantagens financeiras para facilitar a tramitação de informações e materiais” explicou a major.