A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul prorrogou por mais 90 dias as atividades do Grupo de Trabalho responsável por diagnosticar, dar eficiência e celeridade à apuração de crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher, registrados na Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) de Dourados.
A medida consta na Portaria nº 003/2025, do Departamento de Polícia do Interior (DPI), publicada no dia 9 de junho de 2025. O documento destaca a importância da continuidade dos trabalhos, especialmente para revisar boletins de ocorrência que ainda não resultaram na instauração de procedimentos ou que possuem providências pendentes, assegurando a adoção de medidas adequadas para proteção das vítimas e responsabilização dos agressores.
O grupo, que já concluiu cerca de 90% dos levantamentos e análises de boletins encaminhados, foi criado com base na Portaria nº 001/2025, de 7 de abril de 2025. A prorrogação atende ao previsto no artigo 4º da mesma norma, que autoriza o diretor do DPI a estender o prazo das atividades.
Além de garantir mais agilidade na apuração dos crimes, a iniciativa também busca aperfeiçoar os fluxos de trabalho e padronizar os procedimentos adotados na atuação da DAM de Dourados.