A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) intensificou a segurança na Unidade Penal “Ricardo Brandão”, em Ponta Porã, após a queda de parte do muro do presídio, provocada pelas fortes chuvas que atingiram a região nessa quarta-feira (6.11). A ação imediata contou com o apoio de policiais penais integrantes do COPE (Comando de Operações Penitenciárias) e da Polícia Militar, com o objetivo de garantir a ordem e a proteção no entorno da unidade. Não houve feridos, tentativas houve tentativas de fuga ou outras intercorrências, reforçando o controle e a prontidão dos servidores na situação.
Como medida emergencial, serão instaladas placas de metal para isolar a área atingida. a previsão é que estejam concluídas até amanhã. Além disso, e providências para a construção do novo muro já estão sendo adotadas, devendo iniciar assim que as placas forem afixadas. O reforço da segurança permanecerá enquanto for necessário para garantir a estabilidade no local. Essas Obras já estava previstas para iniciar na próxima semana, mas precisarão der adiantadas por conta do incidente.
É importante ressaltar que o incidente não deixou feridos e não houve tentativas de fuga ou outras intercorrências, reforçando o controle e a prontidão dos servidores na situação.
Além disso, está programada a construção de um novo presídio na cidade de Ponta Porã, com início das obras previsto para março do ano que vem, ampliando a infraestrutura e segurança na região. Serão até 408 vagas com investimentos na ordem de R$ 15 milhões.