O psicólogo Jorge Zacarias, 63 anos, voltou a ser preso na manhã de hoje (07) em Dourados pela Polícia Militar. A prisão foi realizada na manhã desta sexta-feira (07), após informações repassadas pela Polícia Federal de seu paradeiro e que ele estava foragido da justiça por estupro.
Com as informações repassadas pela Polícia Federal (PF), os militares da Rádio Patrulha fizeram buscas para o cumprimento ao mandado de prisão expedido pela Primeira Vara Criminal de Dourados. Jorge Zacarias foi preso na casa dele o Jardim Maracanã.
Depois de ficar três meses preso acusado de estuprar pacientes durante sessões de hipnose, o psicólogo foi solto no dia 15 de dezembro. A liberdade foi concedida pelo juiz Vitor Zampieri, da 1ª Vara de Fátima do Sul.
O caso - Formado em psicologia há 11 anos, Jorge Zacarias é acusado de abusar sexualmente das pacientes durante sessões de hipnose, uma de suas especialidades. Ele tem consultório no centro de Dourados e também atendia pela rede pública de saúde de Fátima do Sul.
O inquérito policial foi encerrado em outubro e o psicólogo indiciado por estupro qualificado, violação sexual mediante fraude e injúria qualificada. Somadas, as penas podem chegar superar 100 anos de reclusão.
O primeiro caso levado à polícia foi da adolescente de 15 anos, moradora de Fátima do Sul. Ela procurou a delegacia para denunciar que tinha sido abusada sexualmente durante consultas. Após a denúncia se tornar pública, outras 12 vítimas foram localizadas pelos investigadores e também apontaram os abusos.
Na fase de inquérito, o psicólogo se manteve em silêncio sobre as denúncias. Ele foi ouvido na delegacia no dia 3 de outubro, mas usou o direito garantido pela Constituição de permanecer calado. Como o processo está em sigilo, não foi possível apurar se ele negou ou admitiu os crimes na audiência de ontem.
Condenação anulada – Em 2015, Jorge Zacarias foi condenado por tentativa de estupro de outra paciente, mas a sentença de um ano e seis de reclusão foi anulada dois anos depois pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.
Casado e pai de dois filhos, Zacarias é estrangeiro naturalizado brasileiro e tem como especialização a hipnoterapia educativa (técnicas hipnóticas utilizadas como auxílio para tratamento de transtornos emocionais, físicos e psicológicos). Ele também é pastor evangélico.